Blog em tributo ao jovem Eduardo Lyra

Blog em tributo ao jovem Eduardo Lyra
Este blog é um tributo ao jovem poaense Eduardo Lyra, pessoa que vi criança, vi crescer e hoje vejo fazendo a diferença na vida de pessoas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jovens Falcões será lançado no dia 6 de novembro


Projeto foi indicado pela Ashoka do Brasil para representar continente no festival da Alemanha


O jovem jornalista Eduardo Lyra, 23 anos, fará o lançamento do seu segundo livro “Jovens Falcões”, em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, no próximo dia 6 de novembro, às 14h, no salão de festas Montreal Eventos. O Livro de 160 páginas carrega 11 entrevistas com jovens que estão mudando o Brasil e o mundo.

Para escrever a obra, Lyra, que foi considerado repórter revelação pelo Instituto Itaú Cultural em 2010, viajou cinco estados brasileiros e acumulou horas de entrevistas com jovens entre 19 e 30 anos, que avançaram na carreira profissional e incrementaram transformações no país.

O repórter disse que o livro narra histórias inspiradoras, como a de Alessandra França, que aos 22 anos, fundou o banco Pérola, que financia projetos de jovens pobres das periferias. O livro também apresenta a história da prefeita mais nova de Jacarezinho, Paraná, Tina Toneti (PT), eleita aos 24 anos.

Além dela, Ricardo Ferreira, 22 anos, estudante de Química da Unicamp, que fez descoberta que pode frear o aquecimento global e ainda foi considerado, pela revista Época, uma das cem pessoas mais influentes, na categoria Heróis, em 2010.  Os jogadores Lucas e Xandão também abrilhantam o livro.
Inspiração e ideias para mudar o mundo é o grande recheio do livro. Um dos entrevistados é o Consultor para Assuntos da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), João Felipe,  que tem construído um mundo melhor e mudado a vida de milhares de jovens.

Uma das grandes sacadas do autor foi ter entrevistado Isabel Pesce Matos, formada em cinco cursos no Instituto de Tecnologia de Massachutsset, que trabalhou na Microssoft, e atualmente, fundou a empresa Lemon. A empreendedora desponta como promessa para mudar o mundo com produtos  inovadores.
O livro será comercializado de porta em porta a R$ 9, 99. As ações serão realizadas nas periferias, nos finais de semana, por uma equipe composta por 300 jovens. O comprador tem acesso ao site chamado “Gerando Falcões”, onde receberá informações sobre empreendedorismo, tecnologia, inovação e política.

E nos finais de semana, o projeto Gerando Falcões fará um multirão na escola da comunidade, com palestras, atendimento médico, psicológico, dentário, além de cabeleireiro e oficinas de teatro e danças. “Acredito que posso mudar o mundo com livros inspiradores e desenvolvendo ações de transformação nas comunidades”, disse o jovem.

A diretora do programa Geração Muda Mundo da Ashoka, Mafoane Odara, indicou “Jovens Falcões” para representar o continente Sul-americano no festival da Alemanha “Studant International”. O projeto concorre com ideias de jovens da Argentina e México.

Lyra disse que sempre desejou escrever um livro que trouxesse contribuição para a juventude brasileira. “Tudo é possível e o jovem pode tudo, mas precisa desenvolver seu potencial com ousadia, arrojo e coragem”, disse. “Este livro vai despertar todo o potencial da juventude brasileira”.


Fonte: AI / Foto: Varaci Mogi News

Nenhum comentário:

Postar um comentário